Isso porque , o marketing é um grande potencializador de lucros para o seu negócio, e utilizá-lo de maneira inteligente pode te ajudar a aumentar, consideravelmente, seu fluxo de caixa. A economia e a sociedade são movidos por vendas.
Praticamente tudo é vendido, seja o seu tempo, soluções de marcas ou outros itens. Quanto mais se vende, mais economia é gerada e mais capital é obtido para o crescimento e desenvolvimento contínuo das empresas.
Mas, como posso aumentar meu fluxo de vendas? Separamos, neste artigo, ideias fundamentais para você aplicar no seu negócio e melhorar, progressivamente sua presença e suas vendas!
Ideias de marketing para aumentar suas vendas, conheça 9 estratégias poderosas!
O marketing é uma forma poderosa para aumentar progressivamente suas vendas.
E, não só para aumentar os lucros, o marketing também é uma forma de construir uma imagem forte e confiável para sua marca.
Assim, entender as necessidades e desejos dos seus clientes, usar estratégias criativas e inovadoras e campanhas de marketing são fundamentais para aumentar o fluxo de caixa da sua empresa.
Por isso, selecionamos algumas esssenciais para você se profundar sobre esses assuntos, veja:
1 – Seja fácil de encontrar! Quem é visto, é comprado.
Encontrar sua empresa de maneira fácil é fundamental, afinal, você precisa ser visto para ser escolhido.
Se você pesquisa o seu nicho de mercado na internet, o primeiro resultado é você ou seus concorrentes?
Você aparece nas primeiras páginas de busca?
Baixa visibilidade é um fator que impacta negativamente seu fluxo de vendas, isso porque, isso significa baixa visibilidade nos mecanismos de busca, fazendo com que o seu site receba menos visitas, significando menos oportunidades de vendas.
Para resolver essa questão e destravar suas vendas, pode-se aplicar em seu site, otimização de mecanismos de busca, o SEO.
O SEO, ou seja, otimizações para mecanisos de busca, ajuda o seu site ser mais visível nos resultados dos buscadores, por exemplo, o Google.
Esse aprimoramento nas buscas, eleva o ranqueamento do seu site, ampliando as chances dos usuários verem e visitarem a seu site.
Por consequência, esse aumento da visibilidade aumenta as oportunidades de vendas, devido o fluxo de visitas.
Para colaborar no aumento da sua visibilidade nos mecanismos de busca, sua empresa pode utilizar o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita do Google que permite criar e otimizar um perfil para aparecer nos resultados de pesquisas orgânicas.
Além disso, no Google Meu Negócio você pode adicionar algumas informações de contato como telefone, e-mail e site, facilitando que o usuário encontre e entre em contato com a sua empresa.
Outra maneira muito importante, é estar presente nas redes sociais, com seus dados de contato claros, assim como sua oferta.
Para isso, mantenha sempre seu perfil no Instagram, LinkedIn e outras redes sempre atualizados para o contato do seu comercial.
2 – Ideias de marketing para aumentar suas vendas: Tenha seu ICP (cliente ideal) ou persona bem mapeado!
Essa ideia é fundamental: as pessoas gostam de comprar aquilo que é especificamente “feito para elas”, um produto ou serviço é aceito de forma mais fácil se sua oferta for baseada no perfil da pessoa.
Então, mapear corretamente sua persona ou ICP(Cliente Ideal) é essencial porque permite que você entenda de forma mais clara o seu público-alvo e ajuda a direcionar suas estratégias de marketing, vendas e atendimento ao cliente de maneira personalizada para esse público.
Para definir sua persona, ela deve possuir todas as características do seu cliente ideal, medos, objetivos, faixa salarial, idade… Afinal, quanto mais características você conseguir definir, melhor!
Isso porque quando você conhece cada aspecto do seu público, fica mais fácil:
- oferecer uma solução que faça sentido para ele;
- segmentar melhor os anúncios;
- responder às principais perguntas em conteúdos, como no instagram e blog;
- desenvolver novas soluções e comunicá-las.
Tão quanto importante definir sua persona, é definir o oposto dela, o público que não compraria de forma alguma o seu produto ou serviço.
A “persona oposta” te dá ideias para definir claramente quem você não deseja atingir e como se afastar desse público. Essa tática, ajuda a economizar dinheiro com campanhas pagas, já que não terá desperdício de dinheiro com anúncios e conteúdos sendo entregue para o público errado.
3 – Alcance seus clientes de maneira eficaz!
Definir seu público ideal pode ser um grande desafio, mas preparamos algumas estratégias que você consegue usar, que ajuda a identificar e segmentar o seu público. As estratégias incluem:
- Análise de dados: com campanhas de tráfego pago, você tem acesso a dados importantes do público que engaja com sua campanha. Utilize inteligentemente esses dados para definir uma persona e otimizar as entregas dos seus anúncios pagos, e economizar dinheiro impactando a persona ideal.
- Use as redes sociais: utilize dos seus canais nas redes sociais para fazer pesquisas e entender quais são os objetivos, preocupações, comportamentos e necessidades do seu público.
- Teste A/B: Faça testes A/B em campanhas de tráfego pago para verificar qual método tem mais sucesso entre seu público-alvo. Isso pode ajudar a entender melhor como sua persona responde a diferentes tipos de mensagens e conteúdos.
É importante lembrar que é necessário ligar as informações dessas estratégias para chegar em uma visão completa da sua persona. Portanto, não se esqueça de validar as informações que você coletou, com seus clientes atuais, e diferentes equipes internas.
4 – Storytelling, branding e posicionamento, aumentando suas vendas estrategicamente!
“Produtos são feitos nas fábricas, mas marcas são construídas na mente”, frase dita pelo designer Walter Landor.
Esses três conceitos são essenciais para uma marca alavancar positivamente suas vendas, porque eles ajudam a criar uma conexão com sua base de clientes e espectadores, construindo confiança e tornando sua empresa memorável. Vamos te explicar o que significa, como aplicar essas definições no seu negócio e aumentar suas oportunidades de vendas.
Storytelling, é nossa capacidade de criar histórias envolventes. Essa estratégia te ajuda a conectar de alguma forma com a sua audiência e transmitir a mensagem da sua empresa de forma eficaz.
O storyteller é um grande impulsionador quando estamos criando uma conexão emocional com os nossos clientes, essa conexão ajuda a sua marca ser fidelizada pelo usuário.
Já branding, é a estratégia de imagem que utilizamos para criar uma imagem forte e marcante. Basicamente, branding não é o que você diz sobre a sua marca, e sim o que o seu público fala de você.
Esse sistema de comunicação transmite para os usuários a sensação que sua marca é a única solução para os problemas deles, trazendo o efeito conhecido como “Top of mind”.
Em contrapartida, um posicionamento forte, aumenta a presença do seu negócio no cotidiano do seu público-alvo, fortalecendo a comunicação entre a sua empresa e os clientes.
Isso ajuda a estabelecer confiança e autoridade para sua marca, mantendo-a sempre presente na mente do cliente, gerando a maiores chances do cliente que já comprou, comprar novamente e o que nunca comprou, realizar uma compra.
Ao trabalhar juntos, esses conceitos podem ajudar a aumentar as chances de conversão de clientes e atrair novos clientes para sua empresa.
5 – Preço x valor, entenda a diferença!
Provavelmente, você já ouviu falar entre essa diferença de valor x preço, mas nunca entendeu realmente o motivo.
Assimilar essa diferença, muda a forma de olhar para o seu produto, e com isso acaba melhorando alguns aspectos como quanto cobrar por ele.
Preço é a quantidade de dinheiro cobrado pelo produto ou serviço. O preço tem várias influências como: custo de produção, demanda e concorrência.
Valor, por outro lado, é o quanto o seu produto é útil para o seu comprador. Gerar valor para o seu produto, é muito importante na decisão de compra do cliente, pois, afeta a disposição para pagar pelo produto.
Sendo assim, todo cliente paga um preço sempre menor do que o valor que ele vê naquele produto ou serviço.
Por isso, não venda um produto, venda a transformação que esse produto pode fazer!
Algumas mudanças significativas na sua comunicação auxiliam a gerar valor ao seu produto. Entre essas mudanças, você pode:
- Focar na solução que o seu produto dá para o seu cliente;
- Combinar essa solução para sua persona, a fim que ela se identifique com o seu produto;
- Fortalecer sua autoridade no mercado e passar credibilidade para o comprador;
- Entender o que realmente é valor para o seu cliente, o que é indispensável para ele na hora de efetuar uma compra.
Com essas mudanças simples, você vende mais e não vira refém do preço do seu produto, e pode potencializar seus lucros.
O preço de algo pode ser alto, mas se o valor for maior, então vale a pena pagar mais.
6 – Ideias de marketing para aumentar suas vendas: conheça o neuromarketing e aplique!
Outra ideia de você vender mais, é entender e aplicar neuromarketing. O neuromarketing é um campo que combina ciência com marketing, essa área visa estudar como o cérebro funciona e responde a estímulos de marketing, para desenvolver estratégias mais eficazes para atrair e reter clientes.
Esse campo mede e estuda a atividade cerebral com estímulos diferentes de marketing. Assim, esses resultados ajudam à entender como as pessoas respondem à mensagens, cores, formas, elementos de design e como uma marca e suas características afetam a decisão de compra do cliente.
Esses estudos já fizeram diversas descobertas sobre o comportamento do cliente no ato da compra, e um deles é que as emoções são fatores-chave para decisão de compra do consumidor.
Além disso, o neuromarketing é muito utilizado para melhorar o desempenho das campanhas de marketing, projetar sites e landing pages que vendem ou design de embalagens, e tudo isso, ajuda a converter mais usuários em consumidores.
A neurociência oferece uma janela para o mundo interno do consumidor, permitindo-nos entender melhor suas necessidades e desejos e usar isso ao nosso favor.
7 – Utilize o Inbound Marketing!
Outra ideia poderosa, é utilizar estratégias de inbound marketing para promover suas vendas, construir autoridade e criar um relacionamento com o seu cliente. O inbound visa atrair e engajar usuários, por conteúdos relevantes para o seu público.
Para utilizar o inbound marketing, você pode começar criando conteúdos bem estruturados sobre seu produto ou nicho, nas redes sociais.
Para isso, compartilhe conteúdos, interaja com seus seguidores e mantenha contato frequente com eles através das redes.
Você pode utilizar também estratégias de e-mail marketing. Criando uma lista de e-mails com o público correto, produzindo conteúdos interessantes para o seu tipo de público, e também usar da ajuda de ferramentas de automação de marketing para enviar mensagens personalizadas no momento certo, sem precisar realizar o envio manualmente.
8 – Conecte o comercial ao marketing!
Uma conexão importante em uma empresa é aquela estabelecida entre comercial e marketing. Essas duas áreas tem missões que se conectam diretamente.
O foco do comercial, não se inicia no comercial e o foco do marketing não termina no marketing, as duas áreas se interligam e tem essa conexão rica quando o assunto é vender mais.
O marketing é a estratégia por trás da venda, enquanto o comercial é a aplicação prática dessa estratégia!
E para saber se esse relacionamento está dando certo, nós vamos para os dados. Alguns indicadores nos ajudam a entender se os leads captados pelo marketing estão virando compradores no comercial.
Para criar uma conexão bem coordenada, você pode ensinar o seu comercial sobre conceitos de marketing e recursos disponíveis, criar campanhas de marketing alinhadas com o objetivo do setor comercial e compartilhar dados e insights entre os departamentos para que ambos possam compreender melhor esse relacionamento.
9 – Ideias de marketing para aumentar suas vendas: Cross e Upselling, como posso agregar minhas vendas?
Cross-sell e Up-sell, são técnicas para aumentar suas vendas e encantar seus clientes. Para te ajudar a entender melhor essas definições, vamos te explicar:
Cross-sell ou venda cruzada, é a técnica que consistem em oferecer um produto ou serviço complementar do que ele já comprou ou deseja comprar. Como, por exemplo, na imagem ao lado.
Up-sell, por sua vez, é o método de venda que consiste em oferecer para o cliente um produto ou serviço melhor, ou de maior valor do que ele estava interessado primeiramente.
As duas técnicas são eficazes para gerar mais rentabilidade e vendas, porém é importante que sejam usadas com ética, de uma forma que não fique invasivo para o seu cliente.
E lembrem-se essas táticas visam gerar valor para o comprador e não apenas vender mais.
Todas as ideias de marketing para aumentar suas vendas, que citamos neste artigo, tem um grande poder (se aplicados de maneira inteligente) em impulsionar suas vendas, gerando mais lucro e valor para sua empresa.
Agora, é só começar a desenvolver essas ideias valiosas e vender muito mais! E claro, não se esqueça de continuar acompanhando nosso blog para aprender outras incríveis ideias para gerar vendas cada vez mais.